Dilma critica atuação do Federal Reserve

A presidente Dilma Rousseff criticou a atuação do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) que sinalizou recentemente que pretende reverter a política monetária frouxa adotada ao longo dos últimos anos nos Estados Unidos. Em meio a uma confusão diplomática com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pela suspeita de espionar o governo brasileiro, Dilma disse que “houve um problema de comunicação (do Fed) com o mercado”.

Segundo Dilma, o tema foi debatido pelos membros da reunião de cúpula do G-20, em especial os países em desenvolvimento e emergentes. “Isso foi muito insistido pelos países: para que houvesse melhor comunicação com os mercados e para que houvesse uma transição mais tranquila”, disse, após observar que muitos países emergentes viram “perda de valor de ativos” com o início da sinalização de reversão da política monetária dos EUA.

“Ninguém ficou discutindo se cabia ou não cabia essa medida. Mudou a conjuntura. Foi dado que essa é uma decisão doméstica, mas que há spill over (transbordamento da medida). Não é uma avaliação de valor. É diferente, é um outro tipo de postura. Mas tem de tomar providência. Não pode nem comunicar mal, nem fazer uma transição abrupta”, disse Dilma.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna