A taxa de desemprego total na região metropolitana de São Paulo caiu para 14,2% em agosto, ante 14,8% em julho, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada hoje pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Houve geração líquida de 73 mil vagas no mês.

continua após a publicidade

O desemprego mostrou leve alta em relação a agosto de 2008, quando a taxa era de 14%. O contingente de desempregados aumentou em 29 mil pessoas em agosto de 2009 em relação ao mesmo mês do ano passado, atingindo um total de 1,501 milhão de pessoas.

De acordo com a pesquisa, a indústria voltou a eliminar postos de trabalho em agosto. O nível de ocupação no setor caiu 1,5% ante julho, o que significa eliminação de 23 mil vagas. O comércio também demitiu, eliminando 6 mil postos de trabalho, o que representa variação negativa de 0,4% no nível de ocupação ante julho.

Já o setor de serviços mostrou geração líquida de 94 mil postos de trabalho em agosto (alta de 1,9% ante julho), enquanto outros setores registraram crescimento de 0,8%, o que representa a criação de 8 mil vagas no mês. O rendimento médio real dos ocupados na região metropolitana de São Paulo cresceu 1,2% em julho ante junho e 0,7% em relação a julho de 2008. A massa de rendimento dos ocupados teve expansão de 0,7% em julho ante junho e de 0,6% ante o mesmo mês do ano passado.

continua após a publicidade