Dia T pela rotulagem vai mobilizar o Paraná

Tudo pronto para o Dia T pela Rotulagem dos Transgênicos no Paraná. Uma reunião ontem definiu os detalhes para a mobilização de hoje, quando vão ser realizados encontros em todo o Paraná, para orientar servidores, empresários e população em geral sobre a fiscalização da rotulagem. Os encontros vão acontecer às 14h30 nas 22 Regionais de Saúde. Em Curitiba, a reunião será no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, no mesmo horário. ?A partir da próxima segunda-feira começa a fiscalização. O grupo de trabalho está integrado em todo o Paraná?, informa Álvaro Richuv, chefe de Gabinete da Casa Civil e coordenador da mobilização.

Richuv vai a Londrina amanhã, para reforçar pessoalmente a mobilização no interior do Estado. ?O governo do Paraná vai fazer cumprir a legislação federal sobre rotulagem de transgênicos?, afirma o coordenador. ?Vamos espalhar cartazes pelo Paraná, como um indicativo do governo para esclarecer a população sobre essa questão?, adianta. O texto do cartaz foi aprovado nesta terça-feira (13): ?Lei de Rotulagem dos Transgênicos. Uma responsabilidade do governo. Um direito do cidadão. Paraná. Um Estado que rejeita os transgênicos.?

A fiscalização envolve as Secretarias da Agricultura e Abastecimento, Saúde, Justiça e Cidadania, Segurança, Indústria e Comércio e Comunicação, coordenadas pela Casa Civil. Quatrocentos servidores estarão diretamente envolvidos nessa ação de governo, que é baseada na defesa do direito dos consumidores à informação. ?O foco de toda essa movimentação é o consumidor. O Código de Defesa do Consumidor é lei federal, tem abrangência nacional. É com base nele e na Portaria Ministerial 2.658/2003 que o Procon vai atuar nessa fiscalização?, explica Marta Favreto Paim, advogada do Procon.

O Código de Defesa do Consumidor diz que as pessoas têm direito a toda informação relevante para sua saúde, caso dos produtos transgênicos. As empresas que omitirem essa informação podem receber multa de 200 a 3 milhões de Ufirs – R$ 212,82 a R$ 3,192 milhões. A Portaria Ministerial 2.658 determina a rotulagem de alimentos com 1% ou mais de transgênicos em sua composição. Esses produtos devem ter no rótulo um T preto, dentro de um triângulo amarelo.

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento vai fazer as inspeções em propriedades rurais e agroindústrias. Os técnicos têm condições de realizar testes de transgenia em grãos no próprio local da fiscalização. Eles vão fiscalizar o comércio de sementes, de ração animal e alimentos para consumo. A Secretaria da Saúde vai fiscalizar indústrias e supermercados. Os técnicos da saúde vão recolher amostras de produtos suspeitos de conter transgênicos. As amostras coletadas serão enviadas para teste na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. (AEN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo