Faltando uma semana para o Dia dos Pais, o comércio já se prepara para incrementar as vendas. A estimativa da Associação Comercial do Paraná (ACP) é que elas aumentem em torno de 6% na comparação com o Dia dos Pais do ano passado. A Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR) também aposta em crescimento de 5% a 6% no varejo em geral; nos shoppings, o índice deve ser maior, de 10% a 12%.

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“Os shoppings devem vender mais do que as lojas de rua”, apontou o consultor econômico da Fecomércio-PR, Vamberto Santana. Entre os setores que devem registrar os maiores índices, destaque para o vestuário, lojas de eletroeletrônicos e restaurantes, onde o movimento promete ser grande no domingo. As livrarias também devem atrair um grande número de clientes nos próximos dias. “As livrarias oferecem produtos com elasticidade grande em termos de satisfação dos clientes. Nelas, é possível encontrar livros simples aos mais sofisticados, além de CDs, DVDs e artigos de informática”, observou Santana.

Para o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro, o incremento de 6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado “é um índice muito bom.” “Nos últimos dois anos, a cada data comemorativa as vendas aumentam um pouco mais, e o crescimento vai se solidificando”, apontou. Para a ACP, o preço médio do presente deve ser R$ 50,00. “É um valor para pessoas com poder aquisitivo menor. Mas haverá presentes de R$ 250,00, R$ 280,00”. Ribeiro aposta na venda de confecções, calçados e acessórios como gravatas e meias, além de eletrônicos. “O frio voltou na hora certa e vai ajudar a aumentar as vendas”, comentou.

Quanto à forma de pagamento, o economista Vamberto Santana aconselha que as pessoas prefiram o pagamento à vista ou em duas ou três vezes, desde que não haja acréscimo de juros. “O ideal é que os presentes sejam pagos à vista. Nos próximos meses podem surgir outras necessidades, que vão comprometer o orçamento”, alertou. Para ele, neste Dia dos Pais as vendas à vista devem responder por 40% a 45% do total e, a prazo, entre 50% e 55%. Os preços dos presentes devem variar entre R$ 50 e R$ 100, acredita.

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Impostos

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Qualquer que seja a escolha para presentear os pais, uma coisa é certa: não dá para fugir da “mordida do Leão.” Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que é pesada a carga tributária dos principais produtos comercializados nesta época do ano. No topo da lista estão os perfumes importados, mais baratos por conta do câmbio, mas com 78,43% de impostos. Em seguida, aparecem os perfumes nacionais, com 69,13%.

Obedecendo ao critério de que itens supérfluos são mais tributados, produtos como vinho, aparelho MP3, tênis importados têm grande incidência de impostos. Porém, itens necessários como calça jeans, camisa e sapatos também apresentam impostos elevados. Nem um simples cartão para o Dia dos Pais ou um almoço fora com a família escapam.

“A alta carga tributária aumenta o preço final do produto, fazendo com que menos pessoas tenham acesso à compra, o que prejudica diretamente a economia do País”, comentou João Eloi Olenike, diretor técnico do IBPT.

Shoppings aproveitam para ‘queimar’ estoque de inverno

Muitos shoppings de Curitiba estão aproveitando para ‘queimar’ o estoque de inverno neste final de semana, o que também deve ajudar a aquecer as vendas para o Dia dos Pais. É o caso do Shopping Mueller, que iniciou na última quarta-feira a liquidação Outono/Inverno, com descontos de até 70%. Com esta ação, o Mueller pretende chegar a um aumento de 15% em suas vendas e 20% no público, em comparação ,ao mesmo período do ano passado. “Em função da liquidação, o pessoal está aproveitando para comprar o presente para o Dia dos Pais -pijamas de inverno, malhas, calças”, explicou a gerente de marketing, Laura Ranaldi.

Segundo ela, o setor de confecções deve puxar as vendas, mas os eletroeletrônicos – incluindo aparelho celular, laptop e aparelhos GPS – também devem registrar bom volume de vendas. No Mueller, acredita a gerente, o valor do presente deve girar entre R$ 150,00 e R$ 200,00. Além da liquidação, o sorteio de três Renault Sandero no dia 25 de agosto também está servindo como chamariz. Este ano, o shopping está sorteando 25 carros em comemoração aos seus 25 anos.

Em outro shopping da cidade, o ParkShopping Barigüi, a liquidação do Lápis Vermelho começou na última quinta-feira e termina hoje, também com descontos de até 70%. Segundo a direção do shopping, mais de 90% das lojas participam da liquidação. Para o Dia dos Pais, o shopping irá presentear os clientes com CDs exclusivos dos clássicos do rockn-roll em versão Big Band – Soulution Orchestra. Cada R$ 200,00 em compras feitas entre os dias 4 e 10 dará direito a um CD. O shopping disponibilizou 1,5 mil unidades.

Quem não está em liquidação específica de Outono/Inverno também aposta em boas vendas. Caso do Shopping Curitiba, que vai fazer a ‘queima’ de estoque depois do Dia dos Pais, entre 13 e 17 de agosto. “Será a ‘queima’ final. No dia 18, as vitrines já estarão com a coleção primavera-verão”, explicou a gerente de marketing do shopping, Gabrielle Zaniolo. Para ela, as liquidações promovidas pelas concorrentes neste final de semana não devem afetar as vendas do Shopping Curitiba. “O Curitiba é um shopping de conveniência, com grande circulação de pessoas. Elas vêm almoçar, por exemplo, e acabam comprando algo. Por isso, as vendas vão se diluindo durante a semana”, explicou. Para o Dia dos Pais, ela aposta em artigos eletroeletrônicos, de perfumaria, vestuário, óculos de sol. (LS)

Lojas virtuais devem faturar R$ 300 milhões

O Dia dos Pais deve movimentar no período de 30 de julho a 11 de agosto aproximadamente R$ 300 milhões no comércio eletrônico, o que representa um crescimento de cerca de 30% em relação ao faturamento obtido em 2007.
A expectativa é da e-bit, que faz acompanhamento do setor.

“Os usuários de internet estão mais confiantes em relação às lojas virtuais, e isso se deve, em parte, ao esforço que as lojas têm feito para oferecer serviços de qualidade, bons preços e entregas no prazo, fatores determinantes para o aumento na percepção de segurança, o que faz com que o consumidor volte a comprar no canal web e indique a amigos e parentes”, afirma Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.

Segundo o levantamento, o valor médio que os filhos devem gastar na hora de presentear seus pais deve ficar por volta de R$ 320, o que significa um aumento de aproximadamente 8% em relação a 2007.

No ranking dos produtos mais vendidos, as categorias informática, telefonia celular e eletrônicos de grande e pequeno porte (televisores, MP3 players, aparelhos de som e DVD, câmeras digitais, barbeadores, etc.) devem ter destaque. A categoria livros também deve manter a liderança da lista de produtos mais vendidos, como se apresenta historicamente.