O Dia dos Namorados impulsionou as vendas do comércio em todo o País, aponta o Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio. No período de 6 a 12 de junho de 2006, foi registrada uma alta de 9,8% na atividade econômica do comércio, quando comparada ao mesmo período de 2005. O consumidor também aproveitou o fim de semana e o Dia dos Namorados (de 9 a 12 de junho) para as compras de última hora, que foram responsáveis por um aumento de 12,3% nas vendas do comércio, na comparação com o período de 9 a 12 de junho de 2005.
Segundo os técnicos da Serasa, os fatores determinantes para alavancar as vendas do comércio no período foram as promoções do varejo, o início da Copa e a maior oferta de crédito ao consumidor. O outono, com temperaturas mais baixas, também colaborou para a ampliação das vendas. No Nordeste, por outro lado, as festas juninas tiveram impacto positivo nas vendas do comércio no período, o que fez da região uma das mais otimistas para a data, segundo a Pesquisa de Perspectiva Empresarial da Serasa, que também antecipou o aumento das vendas no Dia dos Namorados, em todo o País.
Os técnicos afirmam ainda que a melhora na renda do consumidor, a correção do salário mínimo e a maior contratação com carteira assinada contribuíram para as vendas. A Copa do Mundo estimulou tanto as vendas de produtos de maior valor agregado, sempre com a participação do crédito, como as de menor valor. As compras de última hora, novamente, foram as responsáveis pelo maior aumento do indicador. Cabe ressaltar que a cada ano que passa a representatividade do Dia dos Namorados é maior no faturamento do varejo.
A Associação Comercial do Paraná ainda não tinha, ontem, um levantamento das vendas do comércio varejista da capital relativa ao Dia dos Namorados.
