Consumidor aproveitou o feriado para ir às compras. |
O Dia dos Namorados, que será comemorado amanhã, está aquecendo as vendas do comércio em Curitiba. Segundo alguns shopping centers, o movimento está inclusive superando o Dia das Mães – considerada a segunda melhor data para o comércio, atrás do Natal. Até então, o Dia dos Namorados ocupava a terceira posição. A queda da temperatura é um dos fatores que vêm contribuindo para o aquecimento nas vendas. Ontem, muitos aproveitaram o feriado religioso para ir às compras.
Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), as vendas devem aumentar 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro, o faturamento, no entanto, pode ser maior por conta da chegada antecipada do frio. “Quando foi feita a pesquisa com os lojistas, há cerca de 60 dias, não se tinha idéia do frio que iria fazer”, comentou. O preço médio do presente deve ficar em R$ 37,00, segundo pesquisa da ACP, e os itens mais procurados são confecções, perfumes e flores. O comércio também aposta na venda de aparelhos celulares.
Segunda data
No Shopping Crystal Plaza, o Dia dos Namorados já é a segunda data mais importante, segundo a gerente de marketing Lylian Vargas. “Esperamos um aumento de 12% nas vendas em relação aos resultados obtidos no mesmo período no ano passado”, comenta. De acordo com a gerente, o preço médio do presente deve variar entre R$ 80,00 e R$ 100,00. Os itens mais procurados são da área de perfumaria, confecções e joalheria além de CDs. Roupas de frio também devem registrar boas vendas. “Em função da queda da temperatura, a venda de artigos de inverno aumentou em quase 30%”, revela. Para incrementar o movimento, o Shopping Crystal estará sorteando uma pick-up Montana Chevrolet e uma moto Yamaha. Cada R$ 50,00 em compras dá direito a um cupom.
O ParkShopping Barigüi também estima vendas maiores do que no Dia das Mães. Só o movimento de público cresceu aproximadamente 10% em relação a maio. “O conceito de namorados já não se restringe a jovens ou simplesmente namorados. Casais de qualquer idade se enquadram dentro da categoria, o que amplia em muito o número de lojas atingidas pela data. Sob o aspecto comercial, isso garante uma grande vantagem em relação ao Dia das Mães”, afirma Dennis Seixas, superintendente do ParkShopping Barigüi. Os setores de perfumaria, cosméticos, vestuário, calçados, jóias e acessórios são os mais otimistas com a data.
Já o Shopping Curitiba espera atrair um público 5% maior este ano, o que deve gerar um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Um dos atrativos que deverá incrementar as vendas é a chegada antecipada do frio. “Este inverno prematuro já aumentou muito a procura por roupas”, afirma o gerente-geral, Carlos Torres.
No Shopping Estação, as expectativas são bastante otimistas: aumento de 15% a 20% nas vendas em relação ao ano passado. “O número de lojas este ano está bem maior. E o frio também facilita”, explica a gerente de marketing Leonor Rohnelt. Segundo ela, os preços dos presentes devem variar entre R$ 15,00 e R$ 150,00. CDs, moda íntima, roupas e jóias são os mais procurados.