Varejo

Dia dos Namorados aponta para cautela dos consumidores na capital

Os comerciantes da capital se preparam para um movimento maior nos próximos dias por conta do Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12. Embora a data favoreça as vendas, segundo a pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP)/Datacenso, os consumidores estarão mais comedidos. O valor médio de cada compra está estimado em R$ 155, 11% menor do que em 2010, quando foram gastos, em média, R$ 172. Tais compras, no entanto, em 71% dos casos serão efetuadas à vista, o que sinaliza uma postura mais cautelosa e responsável por parte de compradores já endividados.

“O recuo no valor gasto com o Dia dos Namorados deixa claro o receio do consumidor em aumentar seu grau de endividamento devido ao custo do crédito. A população apostou em uma redução nos juros e se sentiu frustrada e com medo diante de um cenário de aumento dos juros e desaceleração da economia”, avalia o gerente-geral da ACP, Olívio Zotti.

Apesar desse cenário, de acordo com a mesma pesquisa, o volume de vendas terá um incremento de 13%. “O consumidor quer comprar, porém, está cauteloso com as medidas macroprudenciais. Nesse sentido, a ACP é totalmente contrária a uma política de aumento de juros para frear a inflação por meio da redução do consumo. O que o governo deveria estar fazendo é lançar meios tornar a máquina pública mais eficiente, reduzindo seus gastos”, critica.

Com a preferência por pagamento à vista, a estratégia dos lojistas para aumentar as vendas também muda. “O comércio vai atacar com bons descontos, isso reduz o custo financeiro da campanha de vendas e atende sob medida o que o cliente está buscando”, explica Zotti.

RMC segue consumindo

Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o otimismo ainda impera entre os lojistas. No Shopping São José, por exemplo, o ticket médio continua crescendo, em média, 12% ao mês. E a previsão é de que o faturamento com o Dia dos Namorados seja 15% maior do que em 2010. “Como boa parte dos consumidores acaba deixando para a última hora a compra dos presentes, o fato deste dia 12 cair no domingo favorecerá os lojistas do Shopping, até porque na Região Metropolitana, o horário diferenciado acaba eliminado a concorrência dos estabelecimentos de rua”, explica a gerente comercial do Shopping São José, Sirlei Zabot. “Além disso, estamos sentindo no movimento do dia-dia que o poder aquisitivo dos frequentadores está mais alto, aponto de estarmos crescendo mês a mês”, acrescenta.

Ainda segundo Sirlei, as compras para o Dia dos Namorados, na maioria das vezes, estão sendo realizadas via cartão de crédito. Quanto aos itens mais procurados, tanto a capital quanto a RMC, concentram as compras no setor de vestuário. “No nosso shopping, porém, joias, novidades tecnológicas e viagens estão tendo uma procura bastante significativa”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna