Os comerciantes da capital se preparam para um movimento maior nos próximos dias por conta do Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12. Embora a data favoreça as vendas, segundo a pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP)/Datacenso, os consumidores estarão mais comedidos. O valor médio de cada compra está estimado em R$ 155, 11% menor do que em 2010, quando foram gastos, em média, R$ 172. Tais compras, no entanto, em 71% dos casos serão efetuadas à vista, o que sinaliza uma postura mais cautelosa e responsável por parte de compradores já endividados.
“O recuo no valor gasto com o Dia dos Namorados deixa claro o receio do consumidor em aumentar seu grau de endividamento devido ao custo do crédito. A população apostou em uma redução nos juros e se sentiu frustrada e com medo diante de um cenário de aumento dos juros e desaceleração da economia”, avalia o gerente-geral da ACP, Olívio Zotti.
Apesar desse cenário, de acordo com a mesma pesquisa, o volume de vendas terá um incremento de 13%. “O consumidor quer comprar, porém, está cauteloso com as medidas macroprudenciais. Nesse sentido, a ACP é totalmente contrária a uma política de aumento de juros para frear a inflação por meio da redução do consumo. O que o governo deveria estar fazendo é lançar meios tornar a máquina pública mais eficiente, reduzindo seus gastos”, critica.
Com a preferência por pagamento à vista, a estratégia dos lojistas para aumentar as vendas também muda. “O comércio vai atacar com bons descontos, isso reduz o custo financeiro da campanha de vendas e atende sob medida o que o cliente está buscando”, explica Zotti.
RMC segue consumindo
Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o otimismo ainda impera entre os lojistas. No Shopping São José, por exemplo, o ticket médio continua crescendo, em média, 12% ao mês. E a previsão é de que o faturamento com o Dia dos Namorados seja 15% maior do que em 2010. “Como boa parte dos consumidores acaba deixando para a última hora a compra dos presentes, o fato deste dia 12 cair no domingo favorecerá os lojistas do Shopping, até porque na Região Metropolitana, o horário diferenciado acaba eliminado a concorrência dos estabelecimentos de rua”, explica a gerente comercial do Shopping São José, Sirlei Zabot. “Além disso, estamos sentindo no movimento do dia-dia que o poder aquisitivo dos frequentadores está mais alto, aponto de estarmos crescendo mês a mês”, acrescenta.
Ainda segundo Sirlei, as compras para o Dia dos Namorados, na maioria das vezes, estão sendo realizadas via cartão de crédito. Quanto aos itens mais procurados, tanto a capital quanto a RMC, concentram as compras no setor de vestuário. “No nosso shopping, porém, joias, novidades tecnológicas e viagens estão tendo uma procura bastante significativa”.