As vendas do comércio para o Dia dos Namorados deste ano podem repetir o desempenho de 2008, mas não devem atingir os mesmos níveis de outras datas especiais deste ano. Ao menos é o que os comerciantes esperam. No Paraná, eles projetam um mês de junho com crescimento de 8% a 10% nas vendas, sobre o mesmo período do ano passado. A previsão leva em conta nem só o movimento relativo ao 12 de junho, mas também as festas juninas e a Copa do Mundo.
No caso do Dia dos Namorados, uma pesquisa da Serasa Experian detectou otimismo semelhante ao percebido em 2008: 54% dos empresários entrevistados acreditam que o faturamento, em relação à mesma data de 2009, vai aumentar. Ao contrário do que vinha acontecendo em outras datas especiais deste ano, a porcentagem não é recorde. Na Páscoa, os otimistas eram 58% e no Dia das Mães, 60%. No entanto, no 12 de junho do ano passado, apenas 30% dos pesquisados acreditavam em aumento do faturamento.

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O levantamento também percebeu que as maiores parcelas de comerciantes otimistas estão nas regiões Norte (68%) e Nordeste (65%) do País. No Sul (51%) e no Sudeste (50%), regiões onde a entidade mais entrevista empresários, as expectativas não chegam a níveis tão altos. Na análise da instituição, nas regiões mais esperançosas o impacto das festas juninas é maior no comércio, o que pode ajudar a explicar a diferença nas taxas.

A Serasa Experian também concluiu que alguns fatores influenciaram na taxa não tão alta de otimismo entre os comerciantes. “A expectativa de continuidade da elevação dos juros, resultante do aperto monetário, pode estar influenciando a opinião dos varejistas”, informou, em sua análise. Outro ponto é endividamento dos consumidores, que já está maior nas proximidades do 12 de junho. A pesquisa chegou a apontar uma preferência de 51% para compras à vista, ligeiramente superior à taxa da mesma data de 2009.

Celular

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A exemplo do ao passado, o campeão de vendas deverá ser o produto que mais aproxima e, ao mesmo tempo, ajuda no controle dos casais: o celular, apontado por 25% dos entrevistados. Roupas, sapatos e acessórios vêm em segundo lugar, com 22%. Produtos de perfumaria e cosméticos (19%), jóias e relógios (5%), eletrônicos (4%) e eletrodomésticos (1%) devem ganhar espaço em relação ao ano passado. Já as flores, preferência de 15%, os chocolates e doces (5%) e os CDs, livros e DVDs (1%), devem perder participação este ano.

A maioria dos produtos ainda deve ser adquirida através de parcelamentos, na expectativa dos comerciantes. O cartão de crédito deve ganhar posições entre os meios de pagamento mais utilizados, tanto nas vendas à vista como a prazo.

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Copa

A pesquisa da Serasa Experian ainda detectou que, para a maioria (59%) dos comerciantes do País, a Copa do Mundo não deve surtir impactos nas vendas do Dia dos Namorados. A entidade lembra que, no intervalo entre o Dia das Mães e o 12 de junho, o varejo investiu bastante em promoções de eletrônicos, principalmente TV’s de alta definição. Ainda assim, 51% dos grandes varejistas preveem impactos. Entre os pequenos, a taxa cai para 40%.

De acordo a Federação do Comércio do Paraná (Fecomercio-PR), muitos namorados devem dar produtos típicos da Copa de presente a seus pares. Independentemente do Dia dos Namorados (que será um dia depois do início da competição), a influência do evento na África do Sul nas vendas de junho, por sinal, pode variar de acordo com a performance da Seleção Brasileira. Caso o time de Dunga seja eliminado cedo, deve haver queima de estoques no varejo. Mas se a equipe for bem, o impacto nas compras de carnes e bebidas pode ser grande.

Comércio eletrônico esperar faturar, mais

Ao contrário do varejo tradicional, e a exemplo das outras datas especiais deste ano, o comércio eletrônico mantém alta expectativa de vendas para o Dia dos Namorados. A previsão da consultoria e-bit é de que o faturamento em torno da data seja de R$ 550 milhões. O valor é 40% superior aos R$ 393 milhões movimentados na mesma época em 2009. Entre os produtos, as apostas são em notebooks, perfumes e cosméticos, flores e cestas e celular. As vendas de TVs de tela plana, devido à Copa, também devem ajudar a inflar as vendas. O tíquete médio deve chegar a R$ 375, contra R$ 330 em 2009.

Com cada vez mais pessoas comprando presentes online, o cuidado dos consumidores também deve aumentar, segundo analistas. Isso porque a incidência de golpes cresce junto com as vendas. O consultor e diretor de Tecnologia da Online Brasil, Adriano Filadoro, aponta que o entusiasmo com as compras pode facilitar a transmissão de vírus, a instalação de spywares, que espiam dados pessoais dos usuários, worms que copiar dados financeiros, ou ainda cavalos de tróia (trojans).

O consultor recomenda que, antes de pesquisar em sites por presentes para os namorados, é bom verificar se o computador tem antivírus e firewall ativados, além de um bom antispam para filtrar os emails. Serviços de webmail como o Gmail, o Hotmail e o Yahoo! já têm essa opção nativamente. Mas mensagens que prometem vídeos, fotos ou cartões, mas na verdade trazem programas mal intencionados, às vezes passam pelos filtros. Por isso, Filadoro aconselha cuidado com a curiosidade.

O especialista também alerta para que os consumidores online não fiquem entrando e saindo de sites sem terem certeza de que se tratam de ambientes seguros. Um ícone com um cadeado no navegador, geralmente próximo ao endereço do site, indica menor possibilidade de roubo de dados.

De acordo com Filadoro, também é recomendável conhecer bem as diretrizes e o código de ética das lojas online, já que muitas empresas não tratam os dados pessoais de seus clientes com profissionalismo suficiente.