O arrefecimento dos impactos da crise financeira na economia brasileira, a partir do segundo semestre do ano, aqueceu o comércio varejista no Dia das Crianças. O Indicador de Atividade do Comércio, um balanço mensal promovido pela empresa de informações econômicas Serasa Experian, aponta alta de 2,4% no volume de vendas na semana anterior à data (de 5 a 11 de outubro), em relação ao mesmo período do ano passado (de 6 a 12 de outubro).

continua após a publicidade

No final de semana antes do feriado, do dia 9 ao 11, o salto nas vendas foi ainda maior: de 8,2% ante o mesmo período de 2008. O resultado semanal levou o Dia das Crianças a se tornar a data comercial com melhores resultados em 2009, à frente do Dia das Mães (1,9%) e do Dia dos Pais (2,2%), celebrações que costumam liderar a lucratividade no varejo.

Os economistas da entidade atribuem a alta ao enfraquecimento dos desdobramentos da crise no bolso dos consumidores, que voltam a sair para as compras após um intervalo de recessão. “A recuperação da economia brasileira e a retomada do mercado formal de trabalho, resultando em um crescimento real do rendimento mensal, impulsionaram o varejo nesta data”, avaliam. Outro fator de estímulo identificado pelo especialistas da Serasa Experian é o crescimento do mercado de crédito, que tem oferecido condições mais favoráveis ao consumidor em termos de prazos e encargos.

O indicador constatou também crescimento das vendas na cidade de São Paulo, acompanhando o ritmo nacional. De 5 a 11 de outubro, o comércio varejista registrou alta de 2,1% no município, em relação à semana de 6 a 12 de outubro de 2008. No fim de semana anterior ao Dia das Crianças, as vendas do varejo tiveram um salto de 9,1% ante o mesmo período do ano passado, desempenho superior ao registrado nacionalmente.

continua após a publicidade

Na análise dos economistas da entidade, os resultados prenunciam uma melhora gradativa da atividade varejista em 2009. Para eles, o desempenho positivo das vendas, somado à retomada da oferta de crédito ao consumidor, sinaliza um Natal mais promissor, em termos de vendas, que o verificado em 2008, durante o período de turbulência econômica. O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da empresa durante o período de 5 a 11 de outubro. Ao todo, a entidade contabiliza 4 milhões de consultas por dia, de 400 mil clientes diretos e indiretos.