Devolução de cheques cresceu 25% em março

O volume de cheques devolvidos no Brasil cresceu 25,54% em março em relação a fevereiro, segundo dados da Equifax, provedora de banco de dados. No total, foram devolvidos 2.757.672 cheques. Na comparação com março do ano passado, o volume foi 12,88% maior. O número de cheques devolvidos por dia útil em março foi 8,4% superior ao de fevereiro e 2,6% maior ante março de 2008.

Segundo a Equifax, o aumento da inadimplência em março está relacionada à deterioração da capacidade de pagamento dos consumidores, por conta do avanço do desemprego e da estagnação do crescimento da renda disponível para o consumo. Para a Equifax, é preocupante a tendência de aceleração da inadimplência com cheques. De acordo com a empresa, o volume de cheques devolvidos vinha caindo desde 2006, mas voltou a crescer no último trimestre do ano passado, devido aos efeitos negativos da crise financeira internacional.

“A situação da inadimplência ao longo de 2009 pode se agravar ainda mais”, alertou. Entretanto, a empresa ressaltou que não espera que a inadimplência atinja níveis que possam pôr em risco a estabilidade financeira das empresas brasileiras. A Equifax informou também que o volume de títulos protestados aumentou 36,43% em março ante fevereiro, para 982.693 protestos. Por outro lado, na comparação com março de 2008, o volume recuou 9,07%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna