O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender uma discussão sobre os recursos oriundos da exploração de petróleo na camada pré-sal. De acordo com ele, “Deus não nos deu isso para que a gente continuasse fazendo burrice. Deus (nos) deu mais uma chance”, afirmou o presidente.
Em seu discurso, na inauguração de uma unidade da siderúrgica Alunorte, no Pará, Lula questionou com quem devem ficar os lucros decorrentes da exploração na camada pré-sal. “Este lucro vai ficar com uma empresa ou dez empresas? Ou parte deste lucro vai ficar para fazer as reparações históricas deste País?”, indagou Lula.
Em seguida, Lula citou a Noruega como um país que tem experiência no assunto, onde há um órgão estatal para estabelecer relação de partilha na exploração das reservas. “Eu não tenho inveja da Noruega porque lá tem petróleo ou tecnologia eu tenho inveja porque a renda per capita é de US$ 76 mil (por ano). Quem sabe, com mais o pré-sal, a gente possa fazer com que a renda per capita suba e faça o povo brasileiro mais feliz.” Pela estimativa do Fundo Monetário Internacional, a renda per capita brasileira foi de cerca de US$ 7 mil no ano passado.