O grupo Despesas Diversas, que recuou de 6,08% na terceira quadrissemana de junho para 3,70% na quarta quadrissemana do mês, foi o que mais contribuiu para o leve recuo entre esses dois períodos do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) divulgado nesta quarta-feira, 1º, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O indicador geral caiu 0,01 ponto porcentual, de 0,83% para 0,82%, entre a terceira e a quarta leitura do mês. Na comparação com maio, o indicador teve uma elevação, visto que no mês retrasado o IPC-S encerrou em 0,72%.

continua após a publicidade

Na comparação entre a terceira e a quarta quadrissemana, os itens com as maiores influências de baixa foram tomate (-6,22% para -18,70%), cenoura (-8,54% para -14,92%), tangerina (mexerica) (-25,54% para -15,35%), laranja pera (-6,34% para -5,21%) e etanol (-0,89% para -0,85%).

Na mesma base comparativa, os cinco itens com as maiores influências de alta foram jogo lotérico (48,77% para 29,26%), taxa de água e esgoto residencial (3,50% para 4,12%), condomínio residencial (1,24% para 2,11%), cebola (33,66% para 23,07%) e refeições em bares e restaurantes (0,43% para 0,56%).

Dentre as três classes de despesas que registraram decréscimo em suas taxas de variação entre as duas quadrissemanas, a FGV destacou o comportamento dos itens jogo lotérico (48,77% para 29,26%) em Despesas Diversas; hortaliças e legumes (4,01% para -0,87%) no grupo Alimentação (0,98% para 0,88%), e artigos de higiene e cuidado pessoal (1,77% para 1,06%) em Saúde e Cuidados Pessoais (0,79% para 0,67%).

continua após a publicidade

Já nas cinco classes que tiveram acréscimo em suas taxas da terceira para a quarta quadrissemana, os destaques partiram dos itens: condomínio residencial (1,24% para 2,11%) no grupo Habitação (0,70% para 0,88%); tarifa de ônibus urbano (-0,26% para 0,27%) em Transportes (0,23% para 0,39%); salas de espetáculo (-0,17% para 3,38%) em Educação, Leitura e Recreação (0,52% para 0,87%); roupas masculinas (0,89% para 1,36%) em Vestuário (0,44% para 0,48%) e tarifa de telefone móvel (0,22% para 0,40%) no grupo Comunicação (0,33% para 0,47%).