A população desocupada nas seis principais regiões metropolitanas do País somou 1,9 milhão em fevereiro, o que representa um aumento de 2,7% ante janeiro, mas uma queda de 1,5% na comparação com fevereiro do ano passado, informou nesta quinta-feira (26) o IBGE.
Já o número de ocupados nas mesmas regiões ficou em 20,94 milhões no mês passado, equivalente a uma queda de 1% ante janeiro, mas a um aumento de 1,4% ante fevereiro de 2008.
A indústria foi o setor que registrou a maior queda, de 3,2%, no número de ocupados em fevereiro ante janeiro, informou o IBGE. O setor industrial reduziu em 117 mil o número de trabalhadores nas seis regiões pesquisadas pelo instituto, na passagem de um mês para o outro Na comparação com fevereiro do ano passado, porém, a indústria aumentou em 1% o número de ocupados, com acréscimo de 34 mil.
Já o maior aumento de vagas no mês passado ocorreu no setor de construção civil, com alta de 2,6% ante o mês anterior, o que representa mais 38 mil trabalhadores contratados, e alta de 4,1% ante fevereiro de 2008 (mais 60 mil trabalhadores).
Renda
A massa de rendimento real efetivo da população ocupada nas seis regiões pesquisadas pelo IBGE somou R$ 27,5 bilhões em janeiro deste ano, com queda de 21,6% ante dezembro do ano passado, mas aumento de 6,3% ante janeiro de 2008.
Os dados da massa efetiva sempre se referem ao mês anterior ao de referência da pesquisa de desemprego do IBGE e incluem benefícios como 13º salário e distribuição de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Os resultados de massa de rendimento real habitual, que excluem esses benefícios e se referem a fevereiro, somaram R$ 27,9 bilhões no mês passado, com queda de 1,1% ante janeiro e aumento de 6,2% ante fevereiro de 2008.