A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em maio passou para 11,4%, ante 11,6% em abril, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira, 25, pela Fundação Seade e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese).

continua após a publicidade

O nível de ocupação na RMSP recuou 0,2% (menos 17 mil postos de trabalho) e o contingente de ocupados foi estimado em 9,711 milhões de pessoas. Em maio, o total de desempregados foi previsto em 1,249 milhão de pessoas, 28 mil a menos do que em abril.

Na análise setorial, houve redução no nível de ocupação no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (recuo de 3,6%, ou menos 61 mil postos de trabalho) e na Indústria de Transformação (-1,4%, eliminação de 22 mil postos de trabalho).

Em compensação, a Construção contratou 38 mil pessoas (variação positiva de 5,4%) e Serviços aumentaram em 0,3% o nível de ocupação (19 mil postos de trabalho).

continua após a publicidade

Rendimento

O rendimento médio real dos ocupados na Região Metropolitana de SP avançou 0,7% em abril ante março, segundo Seade/Dieese, passando para R$ 1.938. A renda média real dos assalariados caiu 0,7%, na mesma base de comparação, para R$ 1.919.

continua após a publicidade

Na comparação com abril de 2013, houve variação positiva da massa de rendimentos de ocupados (em 1,1%). Entre os assalariados, a massa de rendimentos diminuiu 0,6%.