A taxa de desemprego trimestral na Espanha teve o primeiro recuo em mais de três anos no período de julho a setembro deste ano, segundo informou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). A taxa caiu para 19,79% no terceiro trimestre, ante os 20,9% do segundo trimestre. Esta foi a primeira queda desde o segundo trimestre de 2007.
O INE afirmou que o setor de serviços da Espanha – o maior segmento da economia do país, que inclui a indústria de turismo – criou 144 mil postos de trabalho no terceiro trimestre. A temporada de verão espanhola colaborou para a criação de empregos no período. Nos outros três setores medidos pelo INE (agricultura, indústria e construção), houve redução no número de vagas. O instituto também informou que o tamanho da força de trabalho espanhola diminuiu levemente.
Separadamente, a agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat) anunciou que a taxa de desemprego na Espanha subiu de de 20,6% em agosto para 20,8% em setembro. As informações são da Dow Jones.