Desemprego cresce e renda cai

Rio – O ano começou com resultados negativos para o mercado de trabalho: a taxa de desemprego subiu para 11,7% em janeiro e o rendimento dos trabalhadores continuou em queda, na comparação com igual mês do ano anterior.

Segundo os dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e relativos às seis principais regiões metropolitanas do País, a realidade do emprego não apresentou no primeiro mês do ano nenhuma recuperação significativa em relação a novembro do ano passado, após a reação sazonal registrada em dezembro, quando a taxa havia caído para 10,9%.

O gerente da Pesquisa Mensal de Emprego, Cimar Azeredo Pereira, disse que o aumento do desemprego nos primeiros meses do ano, em relação aos últimos meses de 2003, segue um comportamento “típico e histórico” na pesquisa.

“A tendência do desemprego é aumentar nos primeiros meses do ano porque os trabalhadores temporários admitidos pelas empresas no final do ano anterior são dispensados. A taxa poderá ser até mais alta em fevereiro porque a dispensa dos temporários prossegue”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo