Desemprego caiu em dezembro com menor procura por vagas

A queda na taxa de desemprego na passagem de novembro para dezembro foi resultado de uma redução no número de pessoas em busca de emprego, uma vez que não houve avanço no total de ocupados no período. A taxa de desocupação saiu de 4,9% em novembro para 4,6% em dezembro. No mesmo período, 72 mil pessoas deixaram de procurar emprego, enquanto foram perdidos 27 mil postos de trabalho, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A ocupação não aumentou em dezembro. A queda no desemprego foi pela menor procura por trabalho, por causa das duas últimas semanas (do mês) e pelo mercado também já ter absorvido bastante pessoal em novembro”, explicou Adriana Beringuy, pesquisadora da Pesquisa Mensal de Emprego, na Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE. Adriana esclarece que esse movimento de interrupção na procura de emprego na última quinzena de dezembro é esperado, devido às festividades de fim de ano.

“A busca pelo trabalho é basicamente interrompida. Quem conseguiu se inserir até o início de dezembro conseguiu. Os que não conseguiram interrompem essa busca e voltam a procurar trabalho em janeiro. O comércio já absorveu quem pretendia em termos de temporários até o começo de dezembro”, contou a pesquisadora do IBGE.

Em relação a dezembro de 2011, houve avanço de 3,1% na população ocupada, o equivalente a 703 mil pessoas a mais no mercado de trabalho. No entanto, a população desocupada teve redução de apenas 0,2%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna