A taxa de desemprego da zona do euro caiu de 10,0% em dezembro para 9,9% em janeiro, atingindo o menor nível em 13 meses, segundo informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O número de desempregados caiu 72 mil nos 17 países que formam o bloco. Economistas previam que a taxa de desemprego seguisse em 10,0%.

continua após a publicidade

Havia um total de 15,8 milhões de pessoas desempregadas na zona do euro em janeiro, pouco diferente da quantidade registrada em janeiro do ano passado. Apesar do recuo no número de desempregados, a taxa de desemprego da zona do euro continua relativamente alta, após subir desde o início de 2008, quando estava em 7,2%.

Como em meses anteriores, as maiores taxas de desemprego foram registradas nos países membros que estão no centro da crise da dívida da zona do euro, como Espanha e Irlanda. Isso sugere que eles continuarão sendo um empecilho para o crescimento do bloco, enquanto países mais fortes, como Alemanha e França, prosperam. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade