A taxa de desemprego nas sete regiões metropolitanas que compõem a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), recuou para 9,7% em novembro, ante taxa de 10,1% apurada em outubro.

continua após a publicidade

Com isso, a taxa de desemprego atinge a marca psicológica de um dígito no conjunto dessas regiões, que abrange as capitais de Belo Horizonte, Distrito Federal, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. Este é o segundo recuo do desemprego nas sete regiões, depois de ter passado seis meses consecutivos de relativa estabilidade.

Já o rendimento médio dos ocupados cresceu 2,5% em outubro ante setembro nas sete regiões e o rendimento dos assalariados avançou 2%, no mesmo período. O valor do rendimento médio dos ocupados passou a equivaler R$ 1.426,00, enquanto dos assalariados, R$ 1.478,00.

Por regiões, o rendimento médio dos ocupados aumento em outubro, 4,7% em São Paulo; 1,9% no Distrito Federal; e 0,7% em Recife. Permaneceu praticamente estável em Belo Horizonte e em Salvador, com 0,3% de alta para cada capital, e mostrou queda de 1,5% em Fortaleza e de -0,8% em Porto Alegre.

continua após a publicidade