Descuido dos consumidores faz aumentar consumo de energia

Rio  – Dois anos depois do racionamento, muitos consumidores começam a relaxar nos cuidados em relação ao uso racional de energia elétrica. Apesar de o país não correr riscos de escassez no momento, é aconselhável adotar alguns cuidados para que a conta de luz não fique ainda mais alta no verão, quando o consumo aumenta. O alerta é de Ricardo Salles, gerente de Marketing do site Mercolux, especializado no setor de energia. Segundo ele, com pequenas ações domésticas é possível economizar até 35% nos gastos de energia.

Salles destaca que hábitos incorretos podem levar a gastos desnecessários, como a má escolha dos produtos no momento da compra; a falta de cuidado e manutenção dos equipamentos; o uso indevido ou acima do limite dos aparelhos.

Um exemplo é o caso das lâmpadas eletrônicas, que são econômicas. Mas, segundo Salles, têm que ser instaladas nos locais adequados.

O consumidor deve estar atento, também, na hora de comprar aparelhos eletrodomésticos. Nesse caso, o ideal é dar preferência àqueles que receberam notas A ou B do Inmetro.

Com relação ao ar-condicionado, Salles diz que antes de conectar o aparelho é bom verificar, de preferência assistido por um eletricista, se a instalação existente, ou seja, cabos, disjuntores e tomadas, suporta a corrente solicitada pelo aparelho, pois caso a instalação esteja subdimensionada existe o perigo de um superaquecimento.

O chuveiro elétrico é outro vilão e também exige cuidados, como cita o gerente do Mercolux: evitar banhos demorados; desligar o chuveiro quando estiver se ensaboando; evitar a posição inverno, cujo consumo é 30% superior; evitar o uso do chuveiro elétrico no horário de pico, entre 18h e 21h.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo