A idéia é ampliar a frota de carros a álcool em mais 100 mil veículos. Os subsídios serão retirados de recursos do Tesouro, no valor de R$ 25 milhões, e fazem parte do Orçamento de 2003 e poderão ser suplementados por doações externas. Esta subvenção terá duração de até três anos, contados a partir de 1.º de janeiro, ou até que se atinja o acréscimo de 100 mil novos veículos movidos a álcool.
A Anfavea confirmou que o Brasil poderá vir a assinar com a Alemanha o primeiro acordo internacional para a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera.
Segundo o Protocolo de Quioto, em vigor, que serve para combater a poluição na atmosfera, e por intermédio de um de seus artigos, introduziu o chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), os países industrializados podem negociar com nações em desenvolvimento a troca de suas cotas de redução de gás carbônico por subsídios ou doações a indústrias localizadas em outros países.
A Alemanha, em troca da produção brasileira de 100 mil carros a álcool, poderá repassar cerca de R$ 100 milhões de suas indústrias como subsídio aos fabricantes brasileiros. Dessa forma, a redução de gás carbônico contribuirá para diminuir o chamado efeito estufa no mundo.