Desafio Sebrae agita o meio universitário

Administrar virtualmente uma fábrica de instrumentos musicais. Esta será a tarefa dos universitários participantes da décima primeira edição do Desafio Sebrae 2010, lançada ontem, em diversas cidades brasileiras. No Paraná, a divulgação da iniciativa foi realizada em Curitiba, Londrina, Cascavel e Pato Branco.

O Desafio é voltado para estudantes matriculados em qualquer faculdade ou universidade do país, em qualquer curso e período letivo. Nele, os universitários participam de um jogo, no qual são convidados a encarar a realidade do mercado e resolver problemas.

“O objetivo é preparar os jovens para serem empreendedores, sendo que o Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em empreendedorismo. Muitos estudantes saem da faculdade e querem se tornar empresários e o Desafio Sebrae visa dar-lhes capacidade técnica para isso”, afirma o diretor de Gestão e Produção do Sebrae-PR, Vítor Roberto Tioqueta.

Os interessados em participar terão que formar equipes de três a cinco pessoas e se inscrever no Desafio, entre os dias 10 de março e 15 de abril, através do site www.desafio.sebrae.com.br.

Na sequência, eles irão participar de uma etapa estadual do Desafio, na qual serão premiados os primeiros e segundos colocados. Estes irão para a etapa nacional, que será presencial e irá ocorrer em Recife (PE). Os vencedores serão definidos no mês de outubro e irão ganhar uma viagem para a Europa, além de cursos no Sebrae.

No ano passado, 131.183 universitários de todo país participaram do Desafio. O Paraná foi o estado que teve o maior número de participantes, com 20.015 inscritos.

“Nos surpreendemos bastante com a grande quantidade de inscrições realizadas no Paraná. Isto porque, no estado, existem cerca de 300 mil universitários. Em São Paulo, são 1,3 milhão”, diz a consultora do Sebrae-PR, Márcia Gilbertoni.

A estudante Natália de Carvalho Simões, de 19 anos, que cursa o segundo ano de Economia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), integrou, em 2009, a equipe que ficou em segundo lugar na etapa estadual e em segundo lugar na etapa nacional do Desafio. Ela conta que, através do jogo, conseguiu colocar em prática a teoria ensinada em sala de aula.

“Tivemos que administrar uma fábrica de brinquedos de madeira e ganhamos muita experiência com isso, podendo colocar em prática uma série de conhecimentos. Ficamos muito felizes com o segundo lugar, pois nossa equipe era de estudantes do primeiro ano. Concorremos com universitários muito mais experientes”.

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