Deputados europeus lançaram ontem (04) uma campanha para que a carne bovina brasileira seja banida da União Européia (UE). Membros do Parlamento em Estrasburgo, na França, apresentaram um projeto de resolução para obter o veto ao produto e iniciaram a coleta de assinaturas, na maior ofensiva já feita pelos políticos contra a carne brasileira.
O responsável pela campanha é o presidente do Comitê de Agricultura do Parlamento Europeu, Neil Parish, que propõe que os produtos nacionais não entrem mais no mercado europeu diante das acusações de problemas fitossanitários no Brasil. Os cinco deputados que lideram a campanha, todos britânicos, alegam que a carne bovina brasileira pode ser um risco por causa dos registros de febre aftosa no País. "A UE precisa tomar uma ação" afirma Parish. "Estamos aceitando que uma carne potencialmente insegura entre livremente na Europa.
Para que o projeto se torna uma resolução, a campanha precisa de 353 assinaturas do total de 705 deputados dos 27 países do bloco. Em teoria, uma resolução do Parlamento não precisa ser seguida pela Comissão Européia, braço executivo do bloco e responsável pelas questões comerciais. O problema é que, politicamente, a comissão dificilmente poderia ignorar uma votação dos deputados. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.