?O crescimento da economia mundial encontrou o Paraná estruturado para receber seus benefícios e isto deve-se principalmente a administração do governador Roberto Requião que em seu primeiro mandato promoveu no Estado uma das maiores reformas tributárias que redundaram em benefícios para todos os segmentos da produção, além de sanear a economia do Estado possibilitando-lhe a condição de credora em várias instancias. Hoje somos o único Estado do Sul que nada deve e tem muito a receber. Todos sabem que a economia do Paraná, a exemplo da brasileira, vive praticamente em função da agricultura. "Quando este setor vai bem a economia fica aquecida e todos ganham?, afirma o deputado Odílio Balbinotti – PMDB/PR (foto).

continua após a publicidade

Para Balbinotti o Paraná se destaca no cenário agrícola nacional por ser um estado brasileiro com elevada tecnologia, colocando-se como um dos poucos do país onde o agronegócio (agrobusines) deu certo, convivendo, ao mesmo tempo pacificamente, com a agricultura tradicional dos municípios, lhes dando a condição de se capitalizarem cada dia mais, além do fato de ser o quarto estado com o maior número de indústrias.  

Dessa forma, segundo o deputado Odílio Balbinotti, ?este ano de 2008, sem dúvida alguma, será muito bom para a nossa economia e, de um modo geral, o Paraná irá crescer ainda mais?. O deputado acredita que ?À produção no estado, melhorou muito. O governo Roberto Requião está administrando de forma correta os setores da economia e sobre a prioridade que Requião deu à questão social no estado, prova que sua sensibilidade administrativa volta-se para a questão de dividir riquezas sem onerar os que produzem".

"Não podemos esquecer, acrescentou Odílio, que a infra-estrutura rodoviária do Paraná é de razoável para boa, a chamada malha asfáltica é bastante segura. Prova disto é que as exportações estão batendo todos os recordes e os portos apresentam uma boa condição de operacionalidade?. Sobre os portos Odílio afirma que ?Embora o superintendente Eduardo Requião tenha encontrado dificuldades nas reformas e obras de ampliações com os especuladores, esses entraves serão, tenho certeza, superados, pois o ministro Pedro Brito, tem lhe dado todo apoio na consecução dos projetos portuários?.

continua após a publicidade

"Sobre o Orçamento Geral da União de 2008, Balbinotti acredita que o Paraná receberá, assim como tem ocorrido em anos anteriores, bons investimentos da área federal pela importância no cenário econômico do Estado. Devemos lembrar os esforços do Governo Federal que através do presidente Lula vem atendendo a maioria das necessidades do nosso Estado, principalmente na pessoa do ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, que tem procurado priorizar determinadas ações de investimentos trazendo importantes resultados econômicos. Dessa forma o Paraná tem recebido muitos recursos federais a serem investidos no estado, o que nos dá a condição de uma expectativa positiva para o estado em 2008, afirma Odílio.

Ele destacou também o momento político. ?Sabemos que existem ranhuras políticas, mas todos os representantes do Paraná, tanto na Câmara como no Senado, trabalham em função de melhorias do estado, priorizando cada um sua região. Porém no geral todos trabalham junto com o governador Roberto Requião, com pensamento voltado para a população do estado?, garantiu Odílio Balbinotti.

continua após a publicidade

?Está na hora de brindarmos os resultados do árduo trabalho que os governos federal e estadual vêm realizando e somarmos esforços para aumentarmos as nossas riquezas, aproveitando o profícuo momento econômico para solucionarmos outros problemas estruturais e continuarmos a perseguir os objetivos de uma sociedade justa e equitativa?, concluiu Balbinotti.