A demora do governo em definir os critérios para a renovação das concessões de distribuição de eletricidade está causando preocupação as empresas do setor. Alguma têm contratos vencendo em 2015 e 2016 e encontram dificuldades para negociarem a renovação de financiamentos ou tomarem novos empréstimos. “Se não se sabe como a renovação das concessões será feita, a empresa não tem como oferecer garantias, o que gera uma insegurança muito grande. É importante que o governo decida sobre isso o mais rápido possível”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite.
Segundo Leite, 37 dos 63 contratos de distribuição vencem entre 2015 e 2016, incluindo Cemig, Copel, Celg, Celpa e as federalizadas da Eletrobras.
Ele disse que as empresas não têm nenhuma informação a respeito dos critérios que o governo pretende utilizar no processo. “Há boato de que indicadores de qualidade poderiam ser considerados, mas ainda não fomos oficialmente chamados para conversar sobre isso”, completou.
Pesquisa
A Abradee divulgou nesta segunda-feira, 15, os resultado da 15ª Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial, que mostrou uma melhora do índice, 78,2% em 2012 para 78,7% este ano. O resultado é o segundo melhor da história da pesquisa iniciada em 1999, perdendo apenas para o desempenho de 2009, quando o indicador chegou a 79,9%.
A Região Sul continua com o melhor índice de satisfação, passando de 85,4% para 87,6%. Já a avaliação no Sudeste caiu de 79,8% para 78,8%, empatando com a percepção da Região Nordeste, que antes estava em 77,2%. Por fim, o índice das regiões Norte e Centro-Oeste – que são classificadas em conjunto – aumentou de 66% para 67,7%.
Um questionário com cerca de 70 perguntas foi aplicado a 25.375 entrevistados, em 911 municípios. Com isso, a margem de erro da pesquisa é de 1,3 ponto porcentual para mais ou para menos. Participaram 46 distribuidoras, que atendem 98% da população do País.