O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Daniel, rebateu críticas de que as novas regras para o sistema financeiro prejudicaram a concessão de empréstimos, firmando que o sistema financeiro está mais seguro atualmente e que a evidência disponível mostra que é a falta de demanda, não de oferta, a causa do problema.
Em entrevista a um canal de televisão norte-americano, a primeira desde que ele anunciou, na semana passada, que vai se aposentar do cargo no início de abril, o dirigente responsável pela regulação bancária afirmou que, após “olhar os dados, conversar com banqueiros, minha opinião é que o maior problema continua a ser a demanda por empréstimos por parte de pequenos empresários e, em alguns casos, também de consumidores. Tarullo não comentou sobre política monetária.
Autoridades do governo Trump têm defendido mudanças nas regras adotadas durante o mandato de oito anos de Tarullo, afirmando que elas estão impedindo uma recuperação mais rápida da economia e não eliminaram a percepção de que grandes bancos “grandes demais para falir” ainda precisarão ser resgatados com dinheiro do contribuinte em caso de necessidade.
Ontem, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, criticou a lei Dodd-Frank de 2010, afirmando que ela “impôs um fardo maior aos contribuintes do que retirou”. A Casa Branca também pediu ao novo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que reveja o sistema regulatório do sistema financeiro.
Tarullo afirmou esperar que as regras mais estritas do Fed aos maiores bancos do país continuem em vigor.
“Quando alguém chega e te diz, ‘nós resolvemos o problema dos bancos grandes mais para cair’, aí é que você precisa começar a se preocupar, porque o sistema financeiro se adapta bastante rápido e cria muitas novas oportunidades de fazer dinheiro”, disse. Fonte: Dow Jones Newswires.