O número de empresas que buscaram crédito em novembro recuou 0,1% em relação a outubro, de acordo com indicador divulgado hoje (15) pela Serasa Experian. A variação foi interpretada como estabilidade pelos economistas da empresa, já que a pequena redução foi registrada após duas significativas quedas consecutivas em setembro (-6,7%) e outubro (-4,2%). Na comparação com novembro de 2010, houve avanço de 0,8%. No acumulado de janeiro a novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, a alta é de 2,9%.
Em novembro, a demanda por crédito das micro e pequenas empresas caiu 0,2% ante outubro. Entre as médias empresas foi registrado crescimento de 1,2% e entre as grandes, elevação de 2%. Para os economistas da Serasa Experian, a estagnação registrada em novembro mostra que, apesar do ciclo de redução da taxa básica de juros, a desaceleração interna e a conjuntura externa adversa ainda pesaram desfavoravelmente sobre a busca das empresas por crédito.
O Indicador da Demanda das Empresas por Crédito é calculado a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de números de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) consultados mensalmente na base de dados da empresa.