O déficit orçamentário do governo central da França recuou para 80,8 bilhões de euros no final de julho, em comparação com 85,5 bilhões de euros no mesmo período do ano passado, segundo o Ministério do Orçamento.
O déficit mais baixo resultou, em grande parte, de um avanço das receitas fiscais, segundo o ministério. As receitas nos primeiros sete meses do ano subiram 8,7% para 176,5 bilhões de euros, enquanto os gastos avançaram 4,2% para 235,5 bilhões.
A melhora do déficit foi limitada pela receita extraordinária que recebeu no ano passado da atribuição de licenças de telefonia móvel 4G. Além disso, o déficit também foi atingido por despesas maiores neste ano vinculadas a injeções de capital para o Banco Europeu de Investimento e o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês), segundo o ministério.
Excluindo itens excepcionais, o déficit teria diminuído em mais 12 bilhões de euros.
O déficit do governo central leva em conta uma grande parcela do déficit público total do país, que também inclui gastos com a previdência e administrações locais. Fonte: Market News International.