Déficit orçamentário de Porgual foi de 4,5% do PIB em 2014

O déficit orçamentário de Portugal foi de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2014, e a dívida pública correspondeu a 130% do PIB, segundo a agência de estatísticas portuguesa.

Em 2013, o déficit orçamentário era de 4,8% do PIB, e a dívida pública estava em 128% do PIB.

Os números do déficit orçamentário em 2014 não incluem os fundos que o Estado injetou no Novo Banco, criado a partir do colapso do Banco espírito Santo.

O Novo Banco recebeu uma injeção de capital de 4,9 bilhões de euros de um fundo de resolução português. Desse montante, o Estado aplicou 3,9 bilhões de euros. Entretanto, as regras do fundo determinam que o Estado será pago integralmente mesmo que o Novo Banco seja vendido por menos que 4,9 bilhões de euros. Neste caso, os bancos domésticos terão que cobrir as perdas.

Portugal solicitou um resgate financeiro de 78 bilhões de euros à União Europeia e ao fundo Monetário Internacional (FMI) em 2011, após os investidores perderem a confiança no país. Naquela época, o déficit orçamentário estava em 7,4% do PIB e a dívida em 111% do PIB.

A União Europeia e o FMI afirmam que o nível da dívida pública deve começar a cair neste ano. O governo português estima que o déficit público baixará para 2,7% neste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo