A Alemanha vai se aproximar de um equilíbrio no orçamento neste ano, contrariando a tendência de muitos países europeus vizinhos, afirmou o Ministério de Finanças. O Orçamento do país, que inclui os orçamentos federal, estadual, municipal e a seguridade social, terá déficit de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB), depois do superávit de 0,1% do PIB registrado em 2012.
A estimativa para este ano é levemente melhor que o déficit de 0,5% do PIB previsto em julho. A melhora na projeção surge depois de a Alemanha ter o maior crescimento econômico entre os países do G-7 no segundo trimestre deste ano. Além disso, o mercado de trabalho alemão é um dos mais fortes da zona do euro, com taxa de desemprego de apenas 6,6% em setembro, perto da mínima histórica.
O orçamento estrutural da Alemanha, que exclui itens não recorrentes e efeitos econômicos de curto prazo, terá superávit pelo segundo ano seguido em 2013, segundo o ministério. A relação entre dívida e PIB provavelmente vai cair para 79,5% neste ano, 1,5 ponto porcentual abaixo da taxa vista em 2012, graças a uma sólida política orçamentária e a medidas para redução da dívida durante a crise financeira. Fonte: Dow Jones Newswires.