O déficit no comércio de bens do Reino Unido aumentou inesperadamente em outubro, na medida em que as importações cresceram para um nível recorde. O Escritório de Estatísticas Nacionais informou hoje que o déficit comercial subiu para 8,5 bilhões de libras (US$ 13,4 bilhões) em outubro, ante os 8,4 bilhões de libras em setembro. Economistas um déficit de 8,1 bilhões de libras. Originalmente, o dado de setembro havia sido calculado em 8,2 bilhões de libras.

continua após a publicidade

Em outubro, as exportações cresceram 4,1% na comparação com setembro, para 23,1 bilhões de libras. Este é o maior nível desde maio de 2006. No entanto, as importações subiram 3,4%, para 31,6 bilhões de libras, no volume mais alto desde que os registros começaram a ser feitos, em 1992.

O déficit no comércio de bens com países de fora da União Europeia aumentou para 5,0 bilhões de libras em outubro, o maior desde janeiro de 2009 e comparado ao dado revisado de setembro, de 4,5 bilhões de libras. Economistas esperavam que o déficit com países de fora do bloco ficasse em 4,5 bilhões de libras.

Por outro lado, o déficit com países da União Europeia diminuiu para 3,5 bilhões de libras, de 3,8 bilhões de libras em setembro. Tanto as importações quanto as exportações do bloco atingiram o nível mais alto desde junho de 2006. O déficit comercial total do Reino Unido aumentou para 3,9 bilhões de libras em outubro, de 3,8 bilhões de libras em setembro, depois que o superávit no comércio de serviços permaneceu estável em 4,6 bilhões de libras. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade