Declínio nas vendas do comércio no Estado

O comércio varejista do Paraná vendeu 2,3% menos em fevereiro na comparação com janeiro. Já na comparação com fevereiro de 2006, as vendas cresceram 5,3% – a sétima taxa positiva consecutiva. Com este resultado, as vendas do comércio paranaense acumulam aumento de 8,1% no ano (janeiro e fevereiro) e de 4,4% nos últimos 12 meses. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

?Fevereiro normalmente registra queda nas vendas em relação a janeiro por ser um mês mais curto. Além disso, teve o Carnaval, que reduziu ainda mais o número de dias úteis?, comentou o economista Vamberto Santana, do Sistema Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná). Dezessete estados brasileiros registraram queda nas vendas nesta comparação e outros dez, aumento. A média nacional ficou em 0,4%.

Já em relação a fevereiro de 2006, o crescimento de 5,3% no Estado se deve ao bom desempenho de todas as atividades pesquisadas. Entre os setores que mais se destacaram estão o de ?móveis e eletrodomésticos? (crescimento de 12%), ?equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação? (16%) e ?outros artigos de uso pessoal e doméstico? (14,8%).

?Conforme aumenta a renda real da população, a proporção gasta com alimentos diminui e a gasta com bens supérfluos aumenta?, destacou o economista Reinaldo Pereira, do IBGE. Segundo ele, o aumento do crédito e a taxa de juros menor contribuíram para o bom desempenho desses setores. Além disso, a venda de eletrodomésticos tem influência do câmbio. ?O câmbio atual (dólar desvalorizado) incentiva a entrada de importados, forçando o preço dos produtos nacionais para baixo?, comentou.

Outros setores com resultados positivos foram ?combustíveis e lubrificantes? (alta de 1,5% nas vendas), ?hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo? (4,8%), ?tecidos, vestuário e calçados? (0,5%), ?artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos? (1,9%) e ?livros, jornais, revistas e papelaria? (1,1%). Na média nacional, as vendas avançaram 9,4% na comparação com fevereiro do ano passado.

Crescimento importante

Para o economista Vamberto Santana, da Fecomércio, o crescimento de 5,3% nas vendas do Paraná é bom, se considerarmos que no primeiro semestre de 2006 a economia local enfrentou dificuldades por conta da quebra da safra. ?É um crescimento importante. E há perspectiva de melhora por conta dos indicadores da safra agrícola e do aumento dos preços das commodities no mercado internacional, principalmente da soja e do trigo?, comentou. ?E a agricultura indo bem traz reflexos positivos sobre a indústria e o comércio.? Além da questão agrícola, variáveis como a inflação sob controle e a taxa de juros em queda têm contribuído para um cenário econômico mais otimista, acrescentou o economista.

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