O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, informou nesta terça-feira (22) que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do qual é um dos integrantes, adiou, na reunião realizada nesta terça, a discussão sobre a oitava rodada de licitações de blocos de exploração de petróleo.
Segundo o ministro, como haverá na próxima semana uma reunião da comissão interministerial criada para avaliar as reservas petrolíferas da chamada camada do pré-sal, o CNPE não poderia tomar nesta terça uma decisão que pudesse vir a ser revogada pela comissão.
Miguel Jorge informou que a reunião do CNPE deverá ocorrer provavelmente na próxima terça-feira. Segundo o ministro, a oitava rodada de licitações deverá ser realizada ainda neste ano. “Pode demorar mais um pouco, mas acho que é mais importante analisar o pré-sal que a oitava rodada. O pré-sal é fundamental para o País”, disse ele.
De acordo com Miguel Jorge, boa parte da reunião desta terça foi dedicada a uma avaliação da produção nacional de energia no longo prazo. Ele contou que também foi discutida a retomada da construção da usina nuclear Angra 3 e que os participantes da reunião aplaudiram o anúncio de que a licença prévia para o início dessa obra será liberada nesta quarta (23).
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)