economia

Decisão por medida mais rigorosa para carne está em estudo, diz comissário da UE

O comissário europeu para Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, disse nesta quarta-feira, 29, que a União Europeia (UE) estuda a adoção de medidas mais rigorosas para a importação de carne brasileira. Essas avaliações dependem de informações que serão fornecidas pelo governo brasileiro ao longo da semana. “A questão não está fechada”, afirmou.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que se reuniu na terça com Andriukaitis, informou que, durante o encontro, foram detalhadas as informações sobre as investigações e as medidas já adotadas pelo ministério. Uma nova reunião foi marcada para amanhã, para concluir as explicações.

As informações serão discutidas pelo Conselho de ministros da Agricultura da Europa. O bloco também enviará uma auditoria ao Brasil após a Páscoa.

Questionado se o Brasil precisará adotar medidas adicionais, o comissário disse que isso é uma decisão que cabe aos países. “O fato é que precisamos de um sistema oficial de controle independente”, relatou. Esse sistema deve ser transparente e contar com um sistema de alerta que permita aos países reagir rapidamente caso ocorram problemas, acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo