Dados sugerem expansão fraca este ano, diz FecomercioSP

O crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 ante 2011, divulgado na manhã desta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um reflexo do baixo volume de investimentos e da pequena taxa de poupança, e sugere que 2013 será um ano de crescimento fraco, avalia o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Fábio Pina.

De acordo com o IBGE, a taxa de investimento em 2012 foi de 18,1% do PIB, inferior à do ano anterior (19,3%). A taxa de poupança baixou para 14,8% em 2012, ante 17,2% em 2011.

Para o economista, é necessário encontrar mecanismos para elevar a taxa de investimento em relação ao PIB. “Mas isso não é fácil, porque mesmo com a baixa taxa de investimento que tivemos ainda é superior à poupança. Logo, é necessário aumentar a poupança interna e a melhor maneira de fazer isso é cortar o consumo do governo, que cresceu 3,2% em 2012”, disse Pina.

Para o economista, o consumo interno foi o responsável pela pequena expansão do PIB, com destaque para o consumo das famílias, que cresceu 3,1%. “Esse crescimento é positivo, mas não reflete um movimento sustentável pelos próximos anos, porque o consumo tem um limite de expansão.”

Para 2013, Pina acredita que a economia deva crescer pouco mais do que este ano, em função das perspectivas de expansão da indústria e da agropecuária, que se retraíram em 2012.

“A indústria deve crescer em cima de uma base fraca e a agropecuária em razão do aumento nos preços que vem sendo observado”, disse. A expansão, no entanto, não reflete uma melhora no cenário econômico. “Tudo aponta que este ano será parecido com 2012. O investimento não deve crescer e o ano começa como terminou 2012, quando o PIB registrou um crescimento de apenas 1,4% no quarto trimestre com relação ao mesmo período de 2011. Certamente não haverá avanço significativo”, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna