Dado antecedente da Fiesp sugere INA melhor em março

A confiança dos empresários industriais paulistas apurada pelo indicador antecedente Sensor, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), cresceu e atingiu 56,8 pontos em março – maior nível desde março de 2011 (56,9) – e indica uma esperada melhora no Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria para este mês. Na pesquisa feita em fevereiro, o índice havia ficado em 52,2 pontos.

A pontuação do Sensor vai de 0 a 100. Resultados acima de 50 pontos revelam expectativas positivas, ou seja, de aceleração em relação ao mês anterior. Números abaixo dos 50 pontos são considerados negativos, apontando desaceleração.

Segundo o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, os 56,8 pontos de março são um resultado expressivo. “Se o Sensor estiver certo, no mês que vem, teremos boas notícias para o INA”, afirmou nesta quarta-feira, após divulgação do Indicador do Nível de Atividade de fevereiro.

De acordo com o diretor, houve sinal positivo em todos os cinco itens que compõem o Sensor – mercado, vendas, estoque, emprego e investimento. “Os estoques se ajustaram, passando de 43,3 pontos em fevereiro para 51,8 em março. O emprego (de 50 para 52,4 pontos) está próximo da neutralidade, ou seja, não se prevê nada ruim para o item. Já o investimento, apesar de ter se mantido neutro (de 60,3 para 60,4), está bem acima da média dos outros itens. Mercado (de 55,5 para 60,1) e vendas (de 52 para 59,5 pontos) também cresceram bem”, avaliou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna