CVM já prepara plano de supervisão de risco

O superintendente-geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Roberto Tadeu Antunes Fernandes, anunciou que a autarquia está analisando os detalhes do Plano Bienal de Supervisão de Risco, que entrou em audiência pública este ano e deve ser implementado para o biênio de 2009/2010.

Na prática, segundo o superintendente, a implementação do plano dará uma visão maior para a autarquia, que priorizará análise dos casos em que a sua atuação parece ser mais necessária. "Quando se cria uma supervisão baseada em risco, você pode estabelecer critérios de prioridades de atuação, a partir de alguns parâmetros, olhando para o risco em que o mercado está exposto, o risco em que os investidores estão expostos, os riscos em que, por exemplo, o regulador está exposto", disse.

Entre as possíveis características do plano, citadas por Fernandes, estão a divulgação de um relatório semestral para informar os resultados do plano; e exposições qualitativas e quantitativas da CVM sobre o tema. O superintendente-geral não descartou ainda a possibilidade de a autarquia aceitar sugestões do mercado para atualização do plano.

Na avaliação de Fernandes, um planejamento deste porte oferecerá uma visualização mais adequada sobre o que ocorre no mercado, em termos de riscos. "A vantagem principal é a otimização de recursos. Temos um quantitativo muito grande de assuntos, de entes, a serem supervisionados. E é preciso otimizar a utilização de recursos, seja material, seja humano", disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo