Custo da construção subiu 0,51%

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil calculado pelo Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná) foi reajustado em 0,51% no mês de janeiro. O percentual é menor do que a inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que foi de 0,88%. A alta do CUB-PR reflete o reajuste médio de 0,45% nos preços dos materiais de construção e de 0,55% nos custos da mão-de-obra e encargos sociais no mês de janeiro.

De acordo com a pesquisa do Sinduscon-PR, dos 40 materiais pesquisados para o cálculo do CUB-PR, dez produtos tiveram reajustes de preços com percentuais significativos e tudo indica que alguns segmentos vão buscar recuperação de preços neste início de ano. Os produtos de madeira, ferragens e fio de cobre já tiveram aumentos no mês de janeiro. Maiores altas: forração 4 mm (7,23%); caixilho de madeira (7,14%); dobradiça em ferro (5%); piso de mármore 2 cm (4,44%); fio de cobre (4%); disjuntor monopolar (3,57%) e telha de fibrocimento (3,49%), entre outros produtos.

O índice acumulado do CUB-PR nos últimos doze meses atinge 13,99%, percentual maior do que o IGP-M que ficou em 7,17%. No período, a mão-de-obra foi reajustada em 20,92%, enquanto os materiais registraram aumento médio de 6,58%.

O custo médio representativo da construção habitacional (padrão H8-2N, para imóveis em prédio de oito pavimentos, dois quartos e padrão normal de acabamento), computados apenas materiais e mão-de-obra, passou para R$ 732,64 o metro quadrado em janeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo