Custo da construção subiu 0,38% em janeiro

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil calculado pelo Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná) foi reajustado em 0,38% no mês de janeiro. O CUB é o índice oficial que reflete a variação mensal dos custos do setor, para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil.

A variação do CUB-PR em janeiro ficou abaixo da inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, que foi de 0,39%. Nos últimos doze meses, a variação do CUB-PR atinge 8,97% enquanto o IGP-M registra 11,87%.

O custo da construção foi pressionado pelos preços dos materiais que foram reajustados, em média, em 0,84% em relação ao mês anterior. Os custos com a mão-de-obra permaneceram estáveis. Os produtos de madeira, areia, PVC, vidro e tintas estão entre os materiais que tiveram aumentos de preço no mês de janeiro.

Dos quarenta materiais da construção cujos preços são pesquisados pelo Sinduscon-PR, quinze tiveram reajustes maiores do que a inflação medida pelo IGP-M. As maiores altas foram registradas na chapa de compensado resinado (6,28%); tábua corrida (5,78%); tubo de PVC para esgoto (4,37%); areia para concreto (4,00%); vidro 3 mm (2,86%), entre outros produtos. Algumas construtoras já compraram a areia com reajuste de 17% no mês de janeiro. Nos últimos doze meses, a areia lavada para concreto acumula aumento de 18,18%.

O custo médio representativo da construção habitacional (padrão H8-2N, para imóveis em prédio de oito pavimentos, dois quartos e padrão normal de acabamento), computados apenas materiais e mão-de-obra, passou para R$ 798,34 o metro quadrado no mês de janeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo