Esta é a última semana para os jovens paranaenses com interesse em trabalhar
na área de TI inscreverem-se em programa gratuito de capacitação, o Students to Business.

continua após a publicidade

Incluindo três fases de treinamento e seleção, além de uma Feira de Empregos, o programa está em sua segunda edição. Somente no Paraná, em 2007, os estudantes tiveram 100% de aproveitamento dos 80 jovens formados pelo Students to Business em 2007, todos conquistaram emprego ou estágio ao final do treinamento.

No Paraná, temos muitas empresas de tecnologia e a demanda por profissionais cresce a cada ano, o que acaba ampliando também as oportunidades, afirma o gerente regional da Microsoft Brasil, Adriano Della Coletta.

O resultado da última edição do Students to Business no Paraná reflete dados divulgados pelo instituto de pesquisa IDC e pela Associação Brasileira de Empresas de Software, que consideram o mercado brasileiro de software como um dos mais promissores da América Latina. A expectativa de crescimento é de 11% ao ano até 2010. Estima-se que serão gerados 630 mil novos postos de trabalho na América Latina até 2009, dos quais 69% serão no setor de software. No ano passado, uma pesquisa divulgada pela Prefeitura de Curitiba, realizada em setembro pela Companhia de Desenvolvimento da cidade, Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego e a Associação das Empresas
Brasileira de Tecnologia da Informação, Software e Internet do Paraná (Assespro), apontou que somente as empresas instaladas na capital paranaense estavam com capacidade para contratar 1.377 trabalhadores especializados em ferramentas e linguagens de desenvolvimento de sistemas. O levantamento ainda acrescentou a estimativa de que esta demanda aumente para 15 mil postos de trabalho até 2010.

continua após a publicidade

O curso acontece em outros 11 estados do Brasil, além do Paraná, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. A primeira onda do programa formou 400 estudantes no País e metade deles conseguiu emprego somente na Feira de Empregos.

Como funciona

continua após a publicidade

O programa de treinamento é dividido em três etapas. Todos os alunos inscritos respondem a um questionário, que seleciona os classificados para a primeira fase. A prioridade é para estudantes e jovens que não tenham emprego. Nesta primeira etapa, um aulão apresenta visão e conceitos gerais da carreira de TI, oportunidades e depoimentos. Na fase seguinte, entram conteúdos técnicos e tecnológicos e, na última etapa, os participantes que chegam até o final apresentam projetos práticos sobre o aprendizado e participam da Feira de Empregos, que coloca empresas do setor e os
estudantes em contato direto. Além disso, todos os alunos podem divulgar seus currículos em um portal exclusivo, aumentando as chances de concorrer a vagas de emprego nas empresas que necessitam de profissionais qualificados.

As aulas são realizadas nas em três períodos: manhã, tarde e noite; de acordo com a demanda dos estudantes e da disponibilidade de recurso de cada localidade. No Paraná, o Centro de Inovação fica em Curitiba, no prédio do Lactec, localizado no complexo do Cietep.

Os interessados em participar do programa Students to Business devem se
inscrever pelo site www.centrodeinovacao.org.br até o dia 4 de abril.