O Mutirão do Emprego Temporário de 2010 registrou aumento de 80%, em relação ao ano passado, no número de contratações efetivadas durante os dois dias do evento.
Em 2009, dos 78 mil interessados, 1.333 saíram empregados. No mutirão deste ano nos dias 15 e 16 deste mês. Foram registrados 30.207 atendimentos e 2.388 contratações. O mutirão ofereceu 8.700 vagas, com salários entre R$ 600 e R$ 8 mil.
O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense, considera o resultado surpreendente, já que a expectativa das próprias empresas participantes era que a maioria das vagas fosse preenchida até o final do mês que vem.
“Foi uma grande vitória o preenchimento de tantas vagas já na feira. Não era esse o objetivo principal, mas ficamos muito satisfeitos. Quando o número de interessados no mutirão diminui, percebemos que há menos desempregados”, diz.
Esta análise tem sustentação nos números do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Entre agosto de 2009 e agosto deste ano, o desemprego na Região Metropolitana de Curitiba teve variação negativa de 1,2%.
Ofertas de emprego
Mesmo depois do encerramento, o mutirão continua dando resultado. Empresas que não participaram se interessaram e novas vagas de empregos temporários foram cadastradas.
Hoje, quase oito mil oportunidades estão à disposição dos interessados nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), nas Ruas da Cidadania. “Com estes empregos temporários, pelo menos as pessoas terão qualificação de três a seis meses que ajudará a conseguirem ocupação mais estável no futuro”, afirma o secretário.