O espanhol Josep Chias, autor dos mais importantes projetos de valorização turísticas do mundo, esteve ontem em Curitiba para proferir palestra para empresários e representantes de diversos setores ligados ao turismo. A iniciativa é da Associação Comercial do Paraná (ACP) que quer fazer com que a capital paranaense volte a ser destaque neste ramo de atividade. Nos últimos sete anos Curitiba perdeu posições em relação às cidades brasileiras mais visitadas, foi da quinta para a décima-terceira colocação.
Josep é especialista em promover o marketing de cidades. No entanto, no início da palestra frustrou um pouco a platéia, ao dizer que não ia apresentar soluções para Curitiba porque não conhece bem a realidade local. ?Precisamos sair do achismo?, justifica, se referindo à necessidade de estabelecer um plano concreto para execução. Mas deu um conselho: promover uma análise ampla da situação atual. ?Curitiba tem que saber onde está posicionada, qual a imagem que projeta para poder definir onde quer e onde pode ir?, concluiu.
Segundo ele, o marketing é um ingrediente muito importante para alavancar a atividade. Mas explica que sozinho não traz resultados. É preciso investir no desenvolvimento da cidade como um todo, desde a rede hoteleira até o transporte e a segurança, entre outros. Além disso, todos os anos a cidade deve ter um orçamento específico para o marketing. ?Mas não deve entrar como despesa e sim como investimento?, analisa.
De acordo com Josep, Curitiba perdeu espaço no cenário nacional porque deixou de acompanhar as transformações do mundo. Para voltar a ser uma das cidades mais visitadas deve-se começar com um diagnóstico da sua realidade, verificando o potencial da região e a possibilidade de transformá-los em produto. Nesta tarefa, salienta a importância da integração entre o poder público e privado.
O especialista também falou que a imprensa tem um papel importante quanto à divulgação de notícias negativas. Segundo ele, em Miami, nos Estados Unidos, são assassinados mais turistas do que no Rio de Janeiro. ?Mas existe um pacto com a imprensa local e não se coloca isso na capa dos jornais. Não é omitir a verdade, mas saber trabalhar com ela?, fala.
Josep Chias citou exemplos de cidades que fortaleceram sua imagem investindo em um tipo de público, seja voltado para o turismo de passeio, de negócios, de eventos ou de saúde. Zurique, por exemplo, vende a imagem de qualidade de vida, Hannover, apóia o turismo na força da sua indústria metalúrgica, Viena, na área científica, Dublin, em serviços financeiros. O especialista citou ainda o marketing planejado pela cidade de São Paulo, que buscou associar a capital paulista à imagem de uma cidade moderna.
A iniciativa de alavancar o turismo e outros setores da economia é da Associação Comercial do Paraná (ACP), que desenhou o projeto ?Mais Curitiba? no ano passado. Uma das primeiras medidas a ser colocada em prática deve ser a criação de uma agência de turismo que vai reunir todos os órgãos ligados ao setor. ?Temos estrutura e potencial para que a cidade volte a ser cidade turística?, fala o presidente da ACP, Cláudio Slaviero. Segundo o prefeito de Curitiba, Beto Richa, Curitiba recebe 1,5 milhão de turistas por ano e a idéia é fazer estes números voltarem a crescer.
Capital tem perdido espaço no setor turístico
O prefeito Beto Richa lembrou que Curitiba, que chegou a ocupar o quinto lugar no ranking das cidades brasileiras mais procuradas por turistas, hoje ocupa a 13.ª posição. Anualmente, a capital paranaense recebe em torno de um milhão e meio de turistas. ?Chegou o momento de acordar, de resgatar nossa vocação para o turismo de eventos, de negócios e o turismo nacional e internacional?, disse.
Para o presidente da Associação Comercial do Paraná, Cláudio Slaviero, a parceria da iniciativa privada com o poder público, representada pela palestra de Josep Chias, busca desenvolver propostas para melhorar as condições de vida da cidade e de seus habitantes.
O secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, também destacou a administração democrática da cidade, que tem contribuído para favorecer e fortalecer os laços com a sociedade civil organizada. ?Todas as entidades de classe significativas hoje são parceiras da Prefeitura. E um exemplo disso é o evento de hoje?, afirmou.