Com investimento inicial de R$ 12 milhões, o HSBC Bank Brasil anunciou ontem, junto com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, a instalação de uma empresa de tecnologia na capital paranaense, a HSBC Software Development (Brasil) – Prestação de Serviços Tecnológicos Ltda., que terá por objetivo o desenvolvimento de soluções de informática e prestação de serviços com exportação de tecnologia de ponta para outras unidades do Grupo HSBC em países tais como, entre outros, Estados Unidos, Canadá, México, Inglaterra e França.
Com potencial para a criação de até 2 mil postos de trabalho nos primeiros três anos de atividades, a nova empresa faz parte do projeto do Grupo HSBC chamado GLT (Centros de Tecnologia Global) e contratará 200 profissionais neste ano, chegando a um efetivo total de 400 funcionários até dezembro de 2007.
Este é o terceiro Centro Tecnológico Global do HSBC no mundo, que se soma aos existentes na China e na Índia. A escolha do Brasil para esse investimento foi anunciada pelo presidente mundial do HSBC, sir John Bond, em visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro do ano passado.
O objetivo do GLT Brasil é a prestação de serviços de tecnologia da informação para os 77 países onde o Grupo HSBC atua. O início das obras para a instalação do GLT Brasil está previsto para o mês que vem, com o início das operações em junho deste ano.
Emilson Alonso, CEO do HSBC Bank Brasil, disse ontem, durante encontro com o prefeito de Curitiba que: ?A escolha do Brasil e de Curitiba para esse importante investimento confirma o compromisso de longo prazo do Grupo HSBC com o País. O objetivo é alcançar 2 mil postos de trabalho no menor período de tempo possível, de acordo com a disponibilidade de mão-de-obra altamente qualificada na região?.
Além da empregabilidade, Curitiba ganha também em recursos tecnológicos, humanos e na área de turismo. O novo centro capacitará profissionais em tecnologias de ponta. A cidade será uma referência mundial em termos de tecnologia da informação para o HSBC. Também haverá intercâmbio intensivo de recursos humanos entre Curitiba e os diversos países onde o Grupo está presente, e parceria com universidades e entidades de ensino para capacitação de mão de obra especializada. (Da redação)