Curitiba é boa para se fazer carreira

Curitiba é a 8.ª melhor cidade do País para se fazer carreira e a 2.ª da Região Sul. A constatação foi feita pelo professor Moisés Balassiano, da Escola Brasileira de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que pesquisou o mercado das 100 maiores cidades do País. Ele levou em conta três quesitos básicos: educação, economia e a oferta de serviços de saúde. São Paulo e Rio Janeiro ficaram com as primeiras posições.

Há seis anos o professor realiza a pesquisa medindo o potencial que as cidades têm para o desenvolvimento profissional de seus moradores. Curitiba sempre ocupou uma posição de destaque, variando entre o quinto e oitavo lugar. ?Isto quer dizer que para se fazer carreira existem apenas quatro ou sete cidades melhores no País todo?, comenta Balassiano, que dá aulas no curso de administração da FGV, inclusive em Curitiba.

Ele diz que são levados em conta vários quesitos, mas três deles são os principais: educação, vigor econômico e a saúde. No primeiro deles, é consultado o número de matrículas nos cursos de graduação e pós-graduação, além da quantidade de cursos oferecidos na cidade.

Em relação à economia, ele mede o Produto Interno Bruto (PIB) per capita e o Imposto Sobre Serviços (ISS) per capita. Já na área da saúde é verificado o número de profissionais por cada mil habitantes e de leitos hospitalares oferecidos. Cada item tem uma nota diferente e ele estabelece uma média ponderada.

No ano passado, Curitiba ocupou o 5.º lugar entre as cem maiores cidades do País. Mas, segundo Balassiano, isto não quer dizer que as condições da cidade pioraram, apenas que as outras cidades melhoraram seu desempenho.

Segundo Balassiano, para conseguir fazer carreira não basta apenas escolher uma boa cidade para se estabelecer. Os profissionais precisam ter capacidade para aprender coisas novas. ?É até mais importante do que tudo o que já se aprendeu. Os processos mudam rapidamente, sendo necessário sempre estar se reciclando?, comentou.

Rogério Leal Bastos é um exemplo de profissional que escolheu Curitiba para deslanchar na carreira. Ele morava em Florianópolis e foi transferido pela empresa para a capital paranaense. Está fazendo um MBA em Gestão de Negócios de Projetos na FGV. Além de bons cursos, diz que a cidade oferece ainda outros atrativos, como o acesso aos serviços e o sistema de transporte coletivo, que acha organizado. ?Vou tentar carreira internacional na empresa e Curitiba é uma espécie de trampolim?, fala.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo