Curitiba criou 4.681 vagas formais de emprego em abril. O número, que é resultado de 37.606 contratações e 32.925 desligamentos, representa um aumento de 0,7% no total de trabalhadores com carteira assinada no município. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Nos quatro primeiros meses do ano, já foram abertos 14.896 novos postos na capital paranaense. Este é o segundo maior saldo para um primeiro quadrimestre desde o início da série histórica em 2000.
Com o saldo de abril, Curitiba conta agora com um estoque de 705.198 trabalhadores com carteira assinada.
Em todo Paraná, foram criadas 20.837 vagas no mesmo período. Na Região Metropolitana de Curitiba foram criadas 8.372 vagas.
Desde 2000, este foi o terceiro melhor mês de abril na geração de empregos formais em Curitiba, atrás apenas de abril de 2007 (5.431) e abril de 2010 (4.754).
Entre as capitais com mais de um milhão de habitantes, Curitiba foi a sétima colocada na abertura de postos com carteira assinada no mês passado, atrás de São Paulo (24.804), Rio de Janeiro (15.052), Belo Horizonte (5.941), Salvador (5.616), Fortaleza (5.446) e Brasília (5.244).
O setor dos serviços, com 2.418 novos postos formais, teve o melhor resultado de abril em Curitiba. Na sequência , aparecem o comércio (1.012) e construção civil (870).
Feira – O secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense, lembra que os números de abril ainda não refletem os resultados obtidos na 3ª Feira do Emprego, realizada no final do mês passado na praça Osório, no centro da capital.
Das 5 mil vagas oferecidas no evento, organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, 4,1 mil foram preenchidas. “A tendência é alcançarmos ótimos resultado também em maio. Os esforços da Secretaria e o aquecimento da economia no país estão gerando bons frutos”, avalia Bracarense.
