Pela quinta semana consecutiva, Curitiba apresentou queda no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para famílias que recebem de um a 40 salários mínimos. De acordo com a pesquisa divulgada ontem e realizada pelo Ipardes nos últimos 30 dias terminados em 8 de julho, a taxa de inflação da primeira semana do mês foi de -0,40%.
O economista Gino Schlesinger, técnico do Projeto IPC do Ipardes, lembra que essa queda consecutiva nos preços não era constatada há quase dois anos em Curitiba, sendo que a última vez que a seqüência de quedas ocorreu foi entre a terceira semana de junho e a terceira semana de julho de 2003.
O técnico explica que o índice de Curitiba nesta primeira semana de julho foi influenciado pelo comportamento dos produtos do grupo Alimentos e Bebidas, que tiveram queda de 1,56% em seus preços, seguido pelo grupo Transporte e Comunicação, com variação de -0,62%
Ainda segundo Schlesinger, o comportamento do grupo Alimentos e Bebidas contribuiu em -0,31 ponto percentual para o índice geral, o que significa que, caso o grupo tivesse se mantido estável, o índice da primeira quadrissemana de julho teria sido de -0,09%.
Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, com queda, foram: batata-inglesa (-38,68%), remédios (-3,44%), álcool combustível (-9,27%), e passagem de avião (-16,93%). Com alta: automóvel de passeio e utilitário usado (2,12%) e plano de saúde (6,05%).