Lábia de vendedor

Cuidado com as pegadinhas nas concessionárias na hora da compra do carro novo

OFERECER SERVIÇOS ‘EXTRAS’ NA REVISÃO

Muitos modelos já têm planos de revisão com preço fixo, o que facilita muito na hora de levar o carro para a oficina. Mas mesmo assim, muitas concessionárias ainda oferecem ‘servicinhos’ extras à lista divulgada pela fabricante. Geralmente são itens dispensáveis (como as famosas limpezas de bico e higienização do ar-condicionado), mas ainda tem consultor que ameaça perda da garantia se o consumidor insistir em não querer os extras.

SÓ VERSÕES DE TOPO NO SHOWROOM

Na hora de escolher a versão do carro novo, peça ao vendedor para ver uma unidade exatamente como será a sua. É bem comum que o showroom só tenha modelos de topo, com vários equipamentos não disponíveis nas demais, gerando expectativas e podendo frustrar quem compra.

SERVIÇOS SIMPLES MAIS CAROS

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É comum que as concessionárias ofereçam alguns serviços básicos a mais para o consumidor. Fora os realmente dispensáveis que já falamos, alguns são realmente práticos. Mas já pensou em pagar R$ 100 por uma lavagem simples? Ou R$ 250 por um alinhamento e balanceamento (que custa metade em lojas especializadas e de qualidade até superior)? Pesquise antes de aceitar.

EMPURRAR UNIDADES DE ESTOQUE

Numa breve pesquisa antes de ir à concessionária, o comprador encontra a versão perfeita, que melhor lhe atende. Pode-se adicionar um opcional ou outro para fechar o pacote e tem-se o carro perfeito. O problema é que nem sempre ele ‘existe’ no pátio da concessionária, o que leva o vendedor a tentar convencer o comprador a levar algum do estoque, que pode ser básico ou completo demais para os desejos de quem compra. A desculpa é sempre um prazo muito maior (às vezes de meses) para a entrega. Negocie descontos sempre que a oferta não lhe agradar totalmente.

ANO/MODELO MAIS ANTIGO

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Na virada do ano/modelo, sempre ficam algumas unidades mais antigas nos estoques. Elas podem ser ótimas oportunidades de negócio, mas cuidado ao pegar as especificações. Às vezes quase não há diferença, mas dependendo do caso, o carro mais novo (e mais caro) pode valer o investimento extra com mais itens de série ou acabamento melhor. Pesquise bem antes de fechar negócio.

USADO MISTERIOSAMENTE VALORIZADO

É comum que as concessionárias paguem valores bem abaixo do mercado no usado dado em troca. Desconfie se a oferta for muito alta, geralmente ela será usada como argumento para descontos mais ‘magros’ na compra do novo. Negocie.

TEST-DRIVE CURTINHO

É sempre bom dirigir o carro que quer comprar antes de fechar negócio. Mas aí você sai da loja, dá uma volta no quarteirão, e o vendedor já pede para retornar à concessionária. Se conhecer a região da loja, peça para estender o caminho, para conhecer melhor o carro. Dê preferência à trajetos com ladeiras e pisos ruins, para pôr à prova mesmo o conjunto e ver se o modelo agrada em todas as situações. Tente usar o sistema de som (quando houver) e explorar todas as funções que mais for usar no carro também.

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