O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná Ipem, Leonaldo Paranhos, alertou os consumidores paranaenses para que tenham o máximo de cuidado na compra de brinquedos para o Dia das Crianças (12). ?É preciso cuidado com brinquedos que possam trazer problemas às crianças. Nos dias que antecedem a data, cresce a oferta de brinquedos de procedência duvidosa e, como conseqüência, daqueles que não estão de acordo com as normas da legislação brasileira. E é sempre um risco para as crianças terem contato com um brinquedo que não possua o selo do Inmetro?, advertiu.

continua após a publicidade

Paranhos orienta o consumidor a adquirir brinquedos somente em lojas devidamente regulamentadas e estabelecidas, evitando comprar artigos de vendedores de rua ou sem comprovação de procedência.

Por recomendação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, técnicos do Ipem realizaram a ?Operação Dia das Crianças?. Após a fiscalização de 33.245 brinquedos em 21 estabelecimentos comerciais, desde grandes shoppings até o pequeno comércio de bairros, foram apreendidos 770 por estarem irregulares, com 22 notificações, antecedendo os autos de infração a serem lavrados contra os comerciantes ou fabricantes.

continua após a publicidade