O Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta quarta-feira, 10, que o governo quer começar as licitações para concessões de aeroportos em março de 2016. Ele afirmou ainda que “está publicando agora” os pedidos de manifestação de interesse para aeroportos e que espera receber os estudos para concessões de aeroportos até o fim do ano. A fala dele ocorreu durante audiência conjunta na Comissão de Infraestrutura e na Comissão de Meio Ambiente no Senado. “O cronograma para aeroportos é ambicioso, mas possível”, garantiu.

continua após a publicidade

Ele ainda relatou as concessões de aeroportos no governo Dilma Rousseff. “Já temos cinco operadoras internacionais no Brasil. Agora vamos fazer concessões de mais quatro aeroportos de capitais e vamos estender esse modelo de concessões não só para capitais, mas para aeroportos regionais também”, disse. Os principais aeroportos a serem concedidos, segundo o ministro, são os de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

EPL

continua após a publicidade

Barbosa reafirmou a importância de renovação das empresas governamentais. O ministro citou a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a Infraero. “EPL tem que ser melhor aproveitada e a Infraero está se reestruturando”, disse Barbosa. O dirigente do Planejamento disse ainda que a EPL tem papel crucial para analisar os estudos e processos feitos pelo setor privado sobre as concessões.