A crise financeira internacional já atinge as empresas brasileiras. De grandes grupos, como Gerdau e Oi, a mineradoras de porte médio de Minas Gerais, várias companhias estão enfrentando dificuldades para obter financiamentos ou atrair investidores no exterior. Alguns negócios já estão sendo revistos ou cancelados.

continua após a publicidade

O caso mais emblemático é o da Gerdau, empresa de primeira linha habituada a fazer compras no exterior. Em julho, a empresa anunciou a compra da siderúrgica Chaparral, nos EUA, por US$ 4,2 bi. Como ocorreu em outras aquisições no exterior, o dinheiro viria de empréstimos de bancos no mercado internacional. Uma das razões para a expansão da Gerdau era justamente a fartura de crédito lá fora. Desta vez, porém, não deu certo.

Em meio às turbulências de Wall Street, os bancos que operam nos EUA exigiram mais garantias que a Gerdau estava habituada a oferecer. A empresa resolveu levar adiante a compra da Chaparral mas mudou sua estratégia. Ao contrário do previsto, o negócio não será mais feito pela subsidiária nos EUA, a Gerdau Ameristeel, e sim pela matriz brasileira. O financiamento será concedido no Brasil, por subsidiárias de bancos estrangeiros.

continua após a publicidade